“SE VOCÊ GOSTA DE PÁSSAROS, QUEBRE GAIOLAS E PLANTE ÁRVORES”

Em apoio à iniciativa  promovida  pela Comissão de Meio Ambiente da OAB – Petrópolis, divulgamos o informativo da CAMPANHA PÁSSARO LIVRE,  em comemoração à semana de meio ambiente.  Veja o material de divulgação transcrito abaixo:

 

SE VOCÊ GOSTA DE PÁSSAROS, QUEBRE GAIOLAS E PLANTE ÁRVORES”,

A campanha vai oferecer à população a troca de gaiolas vazias por mudas de árvores da mata Atlântica. As mudas serão acompanhadas de folheto explicativo de como plantar, cuidar e tratar a árvore e um adesivo comemorativo ao tema.

As entidades esperam arrecadar cerca de 200 gaiolas vazias, trocadas por mudas de árvores, que serão disponibilizadas pela Prefeitura de Petrópolis.

SERÃO 3 POSTO DE TROCA:

1) NA SEDE DA OAB PETRÓPOLIS, NA RUA MARECHAL DEODORO, Nº 229 – CENTRO – PETRÓPOLIS;

2) NA SEDE DA APA PETRÓPOLIS À ESTRADA UNIÃO INDÚSTRIA, Nº 9722 – ITAIPAVA  E;

3) NA SEDE DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE PETRÓPOLIS À RUA SETE DE ABRIL, Nº 609 – MONTECASEROS – CENTRO.

A campanha não visa a entrega voluntária de pássaros, mas conscientizar a população de que a prática de manter pássaros presos em gaiolas prejudica o meio ambiente e, dependendo do caso, é ilegal, contrariando a Lei n. 9605/98 – LEI DE CRIMES AMBIENTAIS – que prevê pena de prisão para o caso de aprisionamento sem autorização de animal silvestre ou ameaçado de extinção, como o  Chanchão, característico de nossa região.

Além disso, essa prática prejudica o animal, que é privado de sua liberdade, em razão de sua beleza e canto.

PÁSSARO EM GAIOLA, POR MAIOR QUE SEJA, MALTRATA DESNECESSARIAMENTE O ANIMAL, QUE SE VÊ APRISIONADO POR TODA A VIDA, TENDO PROBLEMAS COM CRESCIMENTO EXAGERADO DAS UNHAS, LIMITAÇÃO DE MOVIMENTOS E MUITAS VEZES SE ALIMENTA EXCLUSIVAMENTE DE UM ÚNICO ALIMENTO.

OS PÁSSAROS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A NATUREZA E RECUPERAÇÃO DO ECOSSISTEMA, POIS SÃO IMPORTANTES DISPERSORES DE SEMENTES, AJUDANDO NA RECUPERAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA.

 

ROGÉRIO GUIMARÃES

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DA OAB-PETRÓPOLIS.

 

 Fonte: E-mail  de divulgação recebido por nossos sócios 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *