Cédulas manchadas: como proceder?

Após ser criticado, o Banco Central orienta aos bancos a ressarcirem clientes que sacarem notas manchadas de rosa em caixas eletrônicos, mesmo sem comprovação.

As notas recebidas de outras maneiras continuam sem validade e o cidadão deve comparecer a qualquer agência bancária e entregar a cédula, sendo anotados os dados para que a pessoa seja contatada caso fique comprovado que a manhcha não foi provocada pelo mecanismo antifurto.

COMO AGIR

-> Se o dinheiro estiver manchado de rosa: Sempre verifique o dinheiro minuciosamente e não aceite notas manchadas de rosa, pois elas podem ser provenientes de um roubo.

-> Se receber uma nota manchada no banco (caixa ou terminal de auto atendimento): Procure a agência do banco do qual é correntista e apresente a nota manchada. O banco deve trocar o dinheiro imediatamente.

-> E se você sacar a nota manchada, mas não tiver conta em banco? (caso dos aposentados e beneficiários do INSS): Procure a agência bancária onde ocorreu o saque e faça a troca. Da mesma forma o banco deve trocá-la imediatamente.

-> É necessário apresentar extrato bancário comprovando o saque da nota manchada? Esta exigência foi abolida. Atualmente não é necessário apresentar qualquer extrato, apenas a nota manchada, pois os bancos possuem este registro e podem comprovar a realização ou não da retirada.

-> É necessário fazer boletim de ocorrência na delegacia? Não. O Banco Central modificou as regras para a troca de cédulas manchadas de rosa e o cidadão só precisa ir ao banco para efetuar a troca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *